Pedagogia
Tipos de distúrbios
Renata Pamplona Baptista
Profª Tânia Margarete de Borba
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 8921) – Trabalho de Graduação
24/09/11
1 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Dificuldades de aprendizagem são problemas neurológicos que afetam a capacidade cerebral para entender, recordar ou comunicar a informações. Muitos especialistas afirmam que crianças vão mal à escola quando possuem dificuldades de aprendizagem, não identificadas e que diariamente são rotuladas pelos adultos como tendo baixa inteligência, insolência ou preguiça, preocupados com esse rendimento escolar, mas que não conseguem identificar a dificuldade. O problema de aprendizagem não é um termo para referência de um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que afetam o rendimento e a vida escolar do aluno. É atribuído a várias causas e aspectos diferentes que podem prejudicar o funcionamento cerebral.
Às vezes, as dificuldades de aprendizagem são tão sutis que essa criança não parece ter problema, mas podem apresentar uma inteligência na média ou superior e serem excepcionais em algumas áreas. Portanto, essa criança pode saber tudo sobre um determinado assunto e não o ser capaz de aprender todas as letras do alfabeto. Podem ser acusadas frequentemente de serem desatentas não cooperativas ou desmotivadas.
A discrepância entre o que a criança sabe e o que deveria saber e o que realmente faz é a marca desse tipo de deficiência. As crianças com dificuldades de aprendizagem têm em comum um baixo desempenho inesperado, pois funciona como seria esperado, mas de repente, em uma determinada tarefa, seu cérebro parece congelar.
Os tipos de deficiências que mais tendem causar problemas são aquelas que afetam a percepção visual, o processamento da linguagem, as habilidades motoras finas e a capacidade para focalizar a atenção. Os autores Smith e Strick (2001) destacam outros comportamentos