Pedagogia
Processo literário no contexto educacional
Ipatinga
2011
Lucimeire Fernandes evangelista
Processo literário no contexto educacional
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas : Sociologia da Educação, Teoria Geral do Conhecimento, Processo Educativo no Contexto Histórico, Psicologia da Educação.
Prof. Okçana Battini
Prof. Márcia Bastos de Almeida
Prof. Bernadete Strang
Prof. Carlos Eduardo de Souza Gonçalves
Ipatinga
2011
INTRODUÇÃO
A escola deve propor alternativas pedagógicas voltadas para educação construtiva e democrática, preparando a criança para a conquista de sua autonomia e o exercício de sua cidadania, propondo organização dos conteúdos estratégicos e concretos de aprendizagem para organização do tempo e do espaço introduzindo dinâmicas das praticas escolares para cada faixa etária.
Temos uma caminhada longa como educadores é preciso pensar-mos e refletir-mos sobre nossas práticas e buscar-mos respostas para nossas dúvidas e sermos críticos conscientes de nossos direitos e deveres. A relação entre o professor e o aluno não deve ser de imposição, mais sim de respeito cooperação de crescimento. Tudo o que ensinamos em sala de aula deve ter sentido nada que se aprende sem sentido tem valor, todo educador deve objetivar o desenvolvimento do aluno e levar em conta seu cotidiano e qualidade de vida, formando assim o ser humano com todas suas qualidades e diferenças.
O aluno é sujeito ativo na construção do seu saber, então o aluno deve entender que a sociedade é fruto de sua ação enquanto ser social, que ele não é mais agente passivo, mais sim transformador se considerar ativo na construção do seu conhecimento, e é função do educador realizar esta interação.
Para Piaget a educação favorece para formar-mos um ser criativo, incentivador e descobridores e críticos ativos e na