Pedagogia
1º Trabalho de organização e estrutura
A educação brasileira é regulamentada pelo governo Federal, através do Ministério da Educação, que define os princípios orientados da organização de programas educacionais.
Os governos locais são responsáveis por estabelecerem programas educacionais estaduais e a seguir as orientações utilizando os financiamentos oferecidos pelo governo Federal.
A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que a “educação é um direito para todo um dever do Estado e da família, e esta a ser promovida com a colaboração da sociedade como um todo, com o objetivo de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da personalidade humana.
As crianças brasileiras têm que freqüentar a escola no mínimo por nove anos, porém o ensino não é tão bom quanto deveria ser, há casos de alunos chegarem ao nível superior sem ao menos saber interpretar um texto corretamente. Sempre com alguma dificuldade relacionada à má qualidade de ensino que receberam.
Outro grande problema na educação brasileira, atualmente nas escolas públicas em geral, principalmente no ensino fundamental e médio é a evidencia e o bullying, professores mal remunerados e insatisfeitos com a profissão.
A sociedade espera demais da educação. Esperam-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos profissionais de educação implica no desenvolvimento dos alunos das escolas.
Qual seria a solução então para a educação? Qual a real finalidade da escola?
Não é ensinar as crianças a crescerem e se desenvolverem sociedade, prepará-las plenamente para a vida, a convivência com as diversas diferenças a aprender a respeitar e compreender as diferenças.
A escola tem que ser o lugar aonde se busca conhecimento para a vida.
A lei nos diz o que fazer, mas como colocar tudo isso em pratica, pois fazer lei é fácil, difícil