Pedagogia
DIVERSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
Mediante seus estudos sobre estereótipos de gênero, presentes no cotidiano da escola (em relação ao desempenho, atividades, divisão de tarefas, entre outros)
Redigir um pequeno texto, em grupo (máximo de três slides) sobre a importância de um trabalho educativo que perpasse toda a prática pedagógica, voltado para a superação dos preconceitos.
TEXTO:
A cultura escolar dominante em nossas instituições educativas, é constituída fundamentalmente a partir da matriz política-social, prioriza o comum, o uniforme o “homogêneo”. Nesta ótica, as diferenças são ignoradas ou consideradas um “problema” a resolver segundo Gimeno Sacristan (2001 p.123 e 124). Os grupos em sala de aula não são formados por pessoas “homogêneas” (iguais), existe entre seus componentes diferentes raças, credos, estado cível, educação, cultura, condição socioeconômica, idade e afinidades. Por isso é importante se construir práticas pedagógicas que levem o aluno a pensar e refletir sobre essas diferenças, quando fazemos isso estamos olhando para o futuro da sociedade em que vivemos, estamos combatendo o crescimento da violência, da intolerância e das desigualdades socioeconômica e cultural. Superamos o preconceito quando fazemos um trabalho educativo unindo a pratica pedagógica de inclusão desse aluno sem “ferir” a sua identidade cultural, por exemplo os índios, e o primeiro passo é criar uma escola com prática pedagógica capaz de respeitar e valorizar a cultura local e assim oferecer aos índios formação que possibilite oportunidade de se desenvolverem conforme suas próprias