Pedagogia
Texto é um conjunto de palavras e frases que usamos para nos comunicar, Usamos vários tipos de linguagem para nos expressar, dentre elas são: a musica os gestos a pintura, a dança a língua falada e a escrita.
Muitas vezes, apenas frases e palavras soltas não passam uma mensagem clara ao leitor. (Por exemplo, você vê sentido na placa de Silêncio em um hospital, mas não em um estádio de futebol...) Por isso que a textualidade é fundamental dentro do texto.
Mais o que é textualidade?
Textualidade é um conjunto de características que fazem que um texto seja considerado como um texto, e não só como um amontoado de palavras, ou seja, textualidade é o que da sentido ao texto. Beaugrande e Dressler apontam sete fatores responsáveis pela textualidade que são: a coerência , a coesão, a intencionalidade, a informatividade, a aceitabilidade, a situcionalidade e a intertextualidade.
Para nos comunicar através de um texto é necessário que todos entendam a ideia que você deseja transmitir, para isso temos que utilizar os aspectos linguísticos que são a coerência e coesão.
Um texto coerente é um texto harmônico em que todas as partes se encaixão, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando assim o entendimento da mensagem. Sendo assim coerência esta ligada ao sentido que trás o texto.
Veja abaixo um exemplo, no qual mostra a falta desse domínio, tornando o texto incoerente:
Eu gosto tanto de frango, mas tenho medo de gripe aviária.
- Ah, mas só da na Ásia, responderam.
- Justo na parte de que eu mais gosto!?
(Folha de São Paulo, 18 de Março de 2006, p.13)
Já a coesão é simplesmente a união harmoniosa entre os parágrafos, ou seja um texto coeso é um texto onde as frases estão interligadas, ela é responsável também por evitar a repetição das palavras dentro de um texto. Abaixo texto sem elementos de coesão:
“...É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte não tem o que