Pedagogia
Normas: Princípio que serve de regra; preceito; lei. Disciplina: Conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem em qualquer assembleia ou corporação; a boa ordem resultante da observância desses regulamentos.
As normas disciplinares não podem valer apenas para uma classe, mas são necessárias normas comuns para toda escola.
Para que haja uma convivência harmônica e saudável, baseada no respeito mútuo, é preciso que existam normas a serem cumpridas. Essas normas devem ser conhecidas e vivenciadas por toda a comunidade escolar.
Na escola, como parte integrante da missão de educar, dirigentes, professores, diretores, funcionários, pais e colaboradores devem esclarecer, divulgar e observar as regras de comportamento e convivência, assim como encorajar os estudantes a respeitarem diferenças e praticarem a tolerância. Existe um documento que é um instrumento de apoio a estes procedimentos na rede pública de ensino estadual, constituindo-se em indispensável referencial comum a todas as escolas. Cabe a todos os integrantes da comunidade escolar aperfeiçoá-lo e atualizá-lo permanentemente.
Cada estabelecimento de ensino deve adotar estas Normas Gerais de Conduta Escolar como referência, porém medidas ou procedimentos adicionais, que não afrontem o disposto nelas, podem ser adotados individualmente pelas escolas, havendo aprovação do conselho escolar.
Alguns exemplos de normas disciplinares
Para a Comunidade Escolar não será permitido:
- Promover sem prévia autorização da direção, qualquer atividade política, cultural, religiosa ou recreativa em nome da escola;
- Ausentar-se do estabelecimento durante o expediente escolar, sem autorização do setor responsável;
- Provocar algazarras nos pátios, dependências e imediações do colégio;
- Praticar, dentro ou nas proximidades do estabelecimento, atos ofensivos a moral e aos bons costumes;
- Promover vendas, coletas e campanhas dentro do colégio sem autorização da direção;
- Portar ou