Leucemia
Leucemia é o câncer das células brancas do sangue, os leucócitos. Esta doença começa na medula óssea e se espalha para outras partes do corpo. Há vários sub-tipos de leucócitos e, por isso, há diferentes tipos de leucemia. Normalmente, divide-se nos dois principais grupos de células brancas: as leucemias linfocíticas ou leucemias mielóides.
Além disso, pode se apresentar de duas formas, a forma aguda ou a forma crônica, dependendo da velocidade com que aparecem os sintomas e como ela evolui. Na forma aguda, as células são imaturas e não funcionam como deveriam, além de se reproduzirem muito rápido. Na forma crônica, as células são mais maduras e podem manter algumas das suas funções normais. O número de células malignas, neste último caso, aumenta vagarosamente. Este tipo de câncer é o câncer mais comum nas crianças, mas pode acometer adultos e velhos também. Nos jovens, a forma mais comum é a leucemia linfocítica aguda e, nos adultos, a leucemia mielóide aguda seguida da leucemia linfocítica crônica.
A causa exata da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Como outros tipos de câncer, as leucemias resultam de mutações somáticas no dna, as quais podem ocorrer espontaneamente ou devido à exposição à radiação ou substâncias cancerígenas, e tem sua probabilidade influenciada por fatores genéticos. Vírus também têm sido associados a algumas formas de leucemia
Sintomas
Durante os primeiros estágios de leucemia pode não haver sintomas. Muitos dos sintomas da leucemia não ficam aparentes até que grande número de células sanguíneas normais tenham sua função prejudicada pela superpopulação de células de leucemia.
Pessoas com leucemia podem ter altos níveis de células brancas sanguíneas, mas porque muitas dessas células são anormais, elas não conseguem lutar contra infecções. Desta forma, pessoas com leucemia podem desenvolver febre e infecções freqüentes. Uma diminuição das células vermelhas, chamada anemia,