Pedagogia
Processo de alfabetização do surdo no conceito da Pedagogia da Imagem.
Quando o processo de alfabetização acontece em uma sala de ouvintes, o professor utiliza de todos os recursos possíveis para que o aluno consiga se alfabetizar. Em uma sala mista ou de surdos, o professor também deve utilizar recursos para que todos os alunos aprendam e estejam no mesmo nível de compreensão da aula. A Pedagogia de imagens nos mostra diversas formas de lecionar com crianças surdas. Pessoas surdas, principalmente crianças que estão no inicio da vida acadêmica, associam o que veem com um sinal, e é assim que elas entendem e se comunicam: é preciso ver para entender.
Em processo de alfabetização com crianças surdas, o pedagogo irá utilizar de recursos visuais e chamativos onde a criança possa associar a figura ao sinal e assim ter a compreensão do objetivo da aula. O Professor em sala pode recorrer a impressões, câmeras fotográficas, filmadoras, data show, entre outros. Tudo para deixar a aula mais atrativa e divertida. Caso a instituição não tenha capital para investir em materiais tecnológicos, o professor junto com a direção escolar devem procurar outras firmas de alfabetizar a criança, como cartazes, brinquedos, objetos, brincadeiras... Dessa forma a criança surda não ficará de fora da aula. Outro aspecto importante da alfabetização da criança surda, é saber até onde ela sabe da língua de sinais, é essencial que o surdo faça das LIBRAS sua língua materna e que não aprenda só a se comunicar, mas também a cultura surda e tenha contato com outros surdos para que possa se adaptar as duas realidades.
O uso de materiais diversificados pode e deve também ser usado em salas de aula com alunos ouvintes, pois é algo que explora a criatividade da criança. Onde ela pode criar e abranger seus pensamentos e reflexões. Além disso, o professor deve estar preparado para praticar a inclusão. Ou seja, quando a instituição escolar tem um aluno com deficiência ou distúrbio, a