pedagogia
CAMPUS ZÉ DOCA
2º Período – Licenciatura em matemática- (Parfor).
Psicologia da Aprendizagem
Zé Doca – MA
2014
ACADÊMICO: João Evangelista Santos Pereira
Abordagem humanista
Trabalho apresentado como requisito principal a obtenção da nota da disciplina de Psicologia da Aprendizagem, ministrada pela professora Edilene.
Abordagem humanista
De acordo com C. Rogers a teoria humanista está focada no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento humano , ou seja o ensino centrado no aluno e as relações interpessoais; nesse processo o professor tem o papel de facilitador da aprendizagem ele não propriamente ensina apenas cria condições para que os alunos aprendam, o conteúdo advém das próprias experiências e a atividade é considerada um processo natural que se realiza através da inteiração com o meio. Na percepção humanista o homem é visto como arquiteto de si mesmo sendo que é o único ser que tem consciência da sua incompletude e que é um ser em transformação e ao mesmo tempo é um agente transformador. Para Rogers o mundo é considerado algo produzido pelo homem diante de si mesmo ou seja o homem é o seu configurador, é o mundo o projeto humano em relação a outros homens.
Rogers não tratava especificamente da sociedade mas preocupa-se com o individuo; em sua critica ao planejamento social e cultural proposto por Skinner, ele fala que a única autoridade necessária aos indivíduos é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal. Com a mesma linha de pensamento reconhece que o conhecimento é o resultado da experiência com o meio e ainda acrescenta que o papel do educador nesse processo é o de motivador da aprendizagem para assim o aluno formar o próprio conhecimento. Nesse processo a educação é vista não apenas como uma pessoa em situação escolar e sim trata-se da educação