Analise de um sistema de três componentes contendo dois componentes mutuamente miscíveis.
Centro de Ciências Exatas e Tecnologias
Departamento de Química
Prof.dr.Roberto Lima
Alunos:CarlosAndre Bezerra cód.:
Chirlene Botelho da Silva cód.:
Elineth da Silva Gonçalves cod:2012020510
Mayara Santos Leite cod;2012011421
Relatório de Físico-química II
Assunto : Analise de um sistema de três componentes contendo dois componentes mutuamente miscíveis.
São Luis-MA
2014
Analise de um sistema de três componentes contendo dois componentes mutuamente miscíveis.
Introdução:
Num sistema de três compostos a variância é F=3-P+2=5-P.se o sistema consistir em apenas uma fase requerer-se-ão quatro variáveis para descreve-la, podendo ser representado por um triangulo equilátero onde a temperatura e pressão são constantes, O princípio deste método está em dispor em cada vértice desse triangulo representando por 100% de cada espécie, nesse caso A,B e C . As linhas paralelas a AB representam várias percentagens de C. Assim como qualquer ponto no seguimento AB representa que existe 0% do componente C. Através da análise do gráfico construído, observamos o comportamento do acetado de etila frente a diferentes quantidades de agua e acetona. Sabendo que o acetato é imiscível em agua, porém miscível em acetona, teremos com adição da acetona, o equilíbrio liquido-liquido.
Objetivo:
Construir em papel milimetrado a curva de solubilidade de um sistema ternário constituído de dois líquidos parcialmente miscíveis e de um terceiro miscível com os outros dois.
Reagentes e equipamentos:
Erlenmeyers;
Buretas;
Acetato de etila ;
Acetona;
Agua destilada.
Parte experimental
1. No erlenmeyer de número 1, colocou-se 3,0ml de acetato de etila e adicionou-se 22 ml de agua. Adicionou-se acetona por intermédio de uma bureta até a mistura torna-se límpida (apresentar uma única fase). Anotou-se os volumes de acetona gastos.
2.Repetiu-se esse procedimento para os demais frascos obedecendo as quantidades