Pedagogia
A capacidade do ser humano é a que distingue de todos os outros animais, por essa razão a ciência busca constantemente estudar e analisar esse ser tão bem pensado e criado. Através de estudos, obtém-se respostas, porém ao mesmo tempo surgem mais questões, necessitando cada vez mais, de mais respostas. É uma busca incansável pela explicação, pela compreensão do ser humano que tem inicio na sua concepção e termina com sua morte.
O ser humano desde sua concepção é preparado e desenvolvido para uma determinada função. Seu desenvolvimento dentro do útero, até o nascimento é invariável, porém pode sofrer influencias conforme acontecimentos sofridos pela mãe. Para se chegar a esse resultado, houve um processo de pesquisas e estudos (idade, ambiente em que vive, localidade, acompanhamento pré-natal, planejamento familiar, etc) que chegaram a uma determinada resposta e com isso propôs ações que beneficiassem as gestantes com objetivo de diminuir os riscos para o bebê.
Como o desenvolvimento do ser humano é continuo, o processo de desenvolvimento não para, ele começa na concepção e continua após o nascimento. Tanto na concepção como no início da vida do ser humano fora do útero, seu desenvolvimento é bastante progressivo e rápido, há uma evolução tanto psicológica como fisiológica, por essa razão os estudos feitos para compreender essa evolução é sempre constantes e o que se destaca nesse processo é a necessidade social do ser humano que surge através de influencias externas com intuito de continuar a progredir e evoluir.
No âmbito pedagógico, esse conhecimento do desenvolvimento social, psicológico e fisiológico é acompanhado pelos professores, que analisam, estudam, pesquisam e agem para que possam orientar os alunos e auxilia-los da melhor maneira na sua produtividade, conforme as etapas do desenvolvimento deles. Além de examinar também, os fatores ambientais que os influenciam. Por essa razão os estudos desses fatores pelo professor são