Pedagogia
A educação inclusiva deve garantir que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, permanência e aproveitamento na escola. Essa educação ainda precisa ser dada a devida importância e isso ocorrerá somente quando educadores, familiares e toda a comunidade estiverem convencidos de que o objetivo da educação inclusiva é garantir que todos os educando, com ou sem deficiência, participem ativamente das atividades propostas pela escola e na comunidade. Saber que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem e respeitar os avanços ou retrocessos quando o próprio aluno não conseguir avançar nas atividades. Esse respeito ao tempo e ao ritmo de cada aluno às diferenças nos processos de assimilação e desenvolvimento cognitivo é características de uma escola inclusiva.
Todos os alunos precisam de um ensino adequado, porém para que isso venha acontecer com coerência é necessário também que a escola disponha de profissionais capacitados para dar um atendimento a esses alunos com qualidade. O problema não é resolvido apenas conseguindo uma vaga e incluindo esse aluno dentro da escola, ele precisa ter um acompanhamento adequado pra que venha ter um desenvolvimento durante o período que está dentro da escola e que isso venha fazer diferença no seu dia a dia.
Muito importante e deve ser ressaltado é que a sala de aula deve servir de estímulo para cada professor rever sua prática docente e começar a discernir sobre as possíveis contribuições que acrescenta em sua formação humana, pessoal e profissional.
Reconhecer o direito de acessibilidade é de fundamental importância, embora não signifique que serão concretizados e respeitados. Os pais e professores devem se unir e ter desejo de auxiliá-los, elevando os níveis de participação e de sucesso de todos os alunos, sem discriminar aqueles que apresentam dificuldades, seja deficiente ou não. Na sala de aula, muitos obstáculos podem ser enfrentados e superados graças à