pedagogia
I) Reconhecendo a infância como tempo de direitos, pois seu lugar nos espaços sociais ainda fica limitado aos espaços de proteção, cuidado e assistência.
II) Reconhecendo as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, o que significa mudanças importantes no papel social e político da escola e dos seus profissionais.
III) Rompendo com a maneira desigual como os direitos chegam para as diversas infâncias e adolescências, como a pobre, negra, dos campos e periferias.
IV) Cobrando do Estado seu dever de garantir a educação de zero a sete anos.
V) Trazendo propostas pedagógicas que considerem as especificidades da infância.
A partir da leitura das proposições acima, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta. a. Todas as proposições estão corretas. b. Apenas I e II estão corretas. c. Apenas III e IV estão corretas. d. Apenas II e III estão corretas. e. Apenas I e V estão corretas.
Segundo Arroyo (2011), para avançar em uma organização e estrutura do nosso sistema escolar que garanta o direito das crianças à infância será necessário:
I) Inventar algo que não temos; uma organização e uma estrutura específica que respeite cada aluno e não violente os processos de formação e socialização da infância.
II) Superar as visões escolarizadas e reducionistas da infância que têm contaminado as propostas pedagógicas e até a docência.
III) Priorizar o domínio de competências e habilidades próprias da infância.
IV) Reconhecer processos identitários, valores, saberes, formas de pensar aprendidas nos espaços e nas relações vividas desde a infância.
V) Desconsiderar os desencontros e as violências com que a infância é negada nos tempos e na organização do nosso sistema escolar.
A partir da leitura das proposições acima, assinale a