pedagogia
As observações e registros feitos servirão de base para a redação de um diagnóstico detalhado. A partir do diagnóstico o aluno elaborará UM PROJETO DE INTERVENÇÃO ou PROJETO DE AÇÃO, como estratégia de superação das necessidades apontadas no diagnóstico.
Cada ação proposta no projeto deve servir para resolver uma necessidade especifica citada no diagnóstico, pois um projeto não é um conjunto de propostas de ação genéricas. Ele é composto de ações e atitudes definidas para sanar as necessidades levantadas no diagnóstico.
Embora tenha clareza de que os aspectos citados abaixo devam ser atacados em conjunto, para facilitar o trabalho, proponho que os projetos focalizem UM dos quatro aspectos abaixo citados:
PLANEJAMENTO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
RELAÇÕES PROFESSOR/ALUNO
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE UM PROJETO.
O projeto, sob o ponto de vista técnico, é uma forma de operacionalização de um PROGRAMA DE AÇÃO, isto é, um conjunto de ações que visam resolver necessidades levantadas no diagnóstico. O projeto faz parte da proposta na programação de um processo de planejamento.
Como se sabe, o PLANEJAMENTO tem três etapas que se interligam:
1. A FINALIDADE, o ideal, o ponto que se deseja alcançar- chamamos REFERENCIAL, que abrange a.
a. Marco Político- ( diz respeito à sociedade e à pessoa e cidadão que queremos ajudar a formar)
b. MARCO PEDAGÓGICO estabelece o ideal dos meios que se deseja usar para alcançar os fins relativos à educação do cidadão estabelecidos no Marco Político;
2. O DIAGNÓSTICO – etapa em que analisa, de forma critica, a realidade sobre a qual se deseja intervir, à luz dos critérios explícitos no referencial e que servirá de base para a etapa seguinte;
3. A PROGRAMAÇÃO- que é o conjunto de ações, atitudes, regras e rotinas propostas para sanar as necessidades que o diagnóstico apontou.
Um PROJETO DE AÇÃO é uma forma de operacionalizar a Programação, que é proposta para provocar uma mudança da realidade