pedagogia
Daiane Aparecida Pereira Luza
Priscila de Souza
Profª Rosane Barreto
Faculdade Capivari – FUCAP
Complementação em Educação Especial – Artigo
03/09/2014
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como tema Educação Psicopedagógica.
Nele falaremos sobre o surgimento da Psicopedagogia no Brasil, bem como o objeto de estudo, o campo de atuação, a psicanálise, o código de ética e para fechar um resumo sobre o filme “ A maçã”.
Também citaremos alguns autores da psicopedagogia, bem como algumas citações.
2 SURGIMENTO DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL
No Brasil, a psicopedagogia nasceu em 1970, por meio de conferências realizadas pelo professor Julio B. De Quirós, argentino. Sua area de atuação foi com base na saúde e educação.
Nos anos de 1970, a Disfunção Cerebral Mínima, disfunção neurológica que não é detectada em exame clínico, foi amplamente divulgada como justificativa das dificuldades de aprendizagem.
Em Porto Alegre, RS, surgiu o Centro de Estudos Psicopedagógicos que inicialmente utilizava o método terapêutico da pedagogia curativa. A atuação se dava no campo clínico individual e era denominada pedagogia terapêutica.
Em 1979, foi criado, por um grupo de profissionais educadores, pedagogos e psicólogos, o curso de Formação Clínica e Institucional de Psicopedagogia, o qual foi realizado no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. Nessa época, de acordo com Bombonatto e Maluf (2007,p.23),
Era grande a procura de alternativas criativas para avaliações e intervenções educacionais eficazes, diante dos problemas de aprendizagem, que se avolumavam nas escolas, às alterações políticas e socioeducacionais vigentes na época, intensificando o quadro de dificuldades.
O curso de formação criado, apesar de preocupação com a prevenção, no primeiro momento concretizou sua ação na reeducação, como um processo de reintegração, presentes os aspectos afetivo e cognitivo.
No segundo momento, o foco foi o processo de