pedagogia
2 INTRODUÇAO 3
3 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................7
5 REFERÊNCIAS......................................................................................................8
2 INTRODUÇAO
Os alunos com dificuldades de aprendizagem exigem dos professores um manejo e um desenvolvimento de estratégias pedagógicas diferentes daquelas para com as crianças sem dificuldades. Além disso, um conhecimento sobre a Psicologia do Desenvolvimento se torna essencial, pois esta possui subsídios que podem “explicar” e ajudar os professores a desenvolver novas formas, não convencionais, para que o aluno com dificuldade aprenda.
Drouet (2006) expõe a importância de muitos fatores complicadores no processo de aprendizagem. As principais causas podem ser divididas e classificadas em: físicas; sensoriais; neurológicas; emocionais; intelectuais ou cognitivas e educacionais. Todos estes fatores podem influenciar no processo de aprendizagem, entretanto deve-se salientar que grande parte dos problemas de aprendizagem não se relaciona a questões do aluno, mas sim a aspectos institucionais, profissionais e políticos. Ou seja, todos estes fatores só têm sentido quando relacionados ao contexto histórico que cada sujeito está inserido.
A trajetória profissional dos professores e o conhecimento, da parte deles, acerca do caráter ético de sua profissão, são muito importantes para identificar o modo como lidam com as dificuldades de aprendizagem. Uma maior capacitação e preparo influencia de forma positiva seu trabalho, interferindo no processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, as más condições, relativas às questões políticas e institucionais, podem influenciar o