Contabeis
Administração Financeira
Atividade de Auto Desenvolvimento
Aula Tema 05
Nome: Valeria Martins Viana
RA: 1190356843
CAMPINAS
2014
Métodos de Avaliação
O valor de um ativo, tal como uma ação ordinária ou um titulo, é influenciado por três fatores principais: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e do e risco ou incerteza do fluxo de caixa.
Um aumento no montante do fluxo de caixa tende a aumentar o preço de um ativo. Inversamente, se o fluxo de caixa tornar-se mais incerto o preço declina.
Essas relações são fundamentais para a avaliação de um ativo. Dessa maneira, a responsabilidade de um diretor financeiro é aumentar os fluxos de caixa tanto quanto possível com controle do risco.
O fluxo de caixa de uma ação ordinária ou ação preferencial é mensurado pelos seus dividendos anuais e pelas alterações nas cotações de seus preços. O fluxo de caixa de um titulo que é uma obrigação de divida em longo prazo, emitido por um tomador de empréstimos, é uma quantia de juros recebida pelo detentor do titulo em um ano acrescido da alteração em seu preço. Já que os lucros aumentam o preço de um ativo e o risco o reduz, todas as três condições seguintes são desejáveis para um crescimento continuo no valor de qualquer ativo:
1. O ativo deve produzir fluxo de caixa continuamente;
2. O fluxo de caixa deve ter uma taxa de crescimento positiva (isto é, o fluxo de caixa deve crescer com o passar do tempo);
3. O risco deve ser controlado.
Preço de um ativo =valor presente de seus fluxos de caixa futuros
O valor de um ativo é definido como o valor presente de todos os fluxos de caixa associados especificamente a ele.