pedagogia
Ziraldo, em uma de suas famosas tirinhas, apresenta um garotinho chegando em casa, após um dia de aula.
O pai todo feliz pergunta:
- Como foi seu dia de aula, meu filho?
O garotinho responde:
- Normal, brinquei e ri muito.
O pai retorna:
- Tá bom..., mas o que aprendeu?
O garotinho, saindo muito sério, responde:
- Só o tempo dirá!
De um modo geral, tem-se a concepção de que as crianças aprenderão os conhecimentos em um único dia e de uma única forma. Essa concepção perde o sentido quando se pensa, por exemplo, nos ciclos básicos de alfabetização, pois os mesmos pressupõem que a alfabetização seja:
Marque a alternativa correta.
Marcada por estágios. Aprendida por etapas sucessivas. Elaborada sem interrupções. Linearmente construída. Construída em processo.
QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:21:07
Vocês viram no estudo do capítulo, que é preciso considerar a força da cultura escolar, pois ela conforma modos de pensar e de agir nos sujeitos, determinando as práticas educacionais.
Para superar essa lógica, é preciso, por exemplo, considerar que os alunos têm ritmos diferentes de aprendizagem, sendo fundamental respeitar esse ritmo. Para tanto, alguns aspectos devem ser pensados no uso do espaço e do tempo na Educação Infantil, na formação de novas gerações. De acordo com o que foi estudado, assinale nas alternativas abaixo, (V) para as que correspondem a aspectos verdadeiros e (F) para as que correspondem a aspectos falsos:
O espaço como elemento que possibilita o desenvolvimento de múltiplas habilidades e sensações. A relevância do espaço e de seu uso para o desenvolvimento infantil. O tempo controla nossas ações, não oferece a sensação de segurança e não é responsável pelo