Consultoria Política
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são centros de ensino integrado técnico e pedagógico que se voltam para o ensino básico até o superior, propiciando formação acadêmica e experiência de emprego aos seus alunos, que já saem preparados para encarar o mercado de trabalho.
O deputado do PT do Distrito Federal, Policarpo, apresentou no dia 19/12/2012 o projeto de lei n. 4890/12 que propõe a criação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município de Cidade Ocidental – GO, no âmbito da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE. O deputado Policarpo aponta que a região do entorno do Distrito Federal deve estar preparada para a capacitação de profissionais para um futuro próximo, tendo em vista a implantação de indústrias farmacêuticas, alimentícias e de tecnologia de ponta em Santa Maria - DF. Além disso, afirma que o projeto de lei está em consonância com o Programa Nacional de Educação, que planeja duplicar o número de estudantes de ensino superior no Brasil.
Considerando o exposto, é notório que a criação do Instituto, caso aprovado, só acrescentaria ao município de Cidade Ocidental e as outras regiões da RIDE envolvida.
Sobre a tramitação do PL 4890/12
A mesa diretora da Câmara dos Deputados despachou no dia 16/01/2013 o projeto de lei para a aprovação das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço (CTASP), de Educação e de Cultura (CEC), de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
O processo já tramitou pelas duas primeiras comissões, tendo sido aprovada pelo relator e por unanimidade na reunião deliberativa ordinária da CTASP e tendo sido recusado pelo relator Ariosto Holanda (PROS – CE) na CEC.
Keyplayers
Ainda que rejeitado na Comissão de Educação e de Cultura, a ideia foi elogiada pelo relator. O problema, segundo ele, foi o método pelo qual a ideia foi implantada. Para