Pedagogia
CAPITULO 1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
1.1 Alfabetização.
Alfabetizar consiste em ensinar as primeiras letras tornando o indivíduo capaz
De ler e escrever. Batista (2006) sintetiza alfabetização como a capacidade de decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som e, a capacidade de codificar os sons da língua para transformá-los em sinais gráficos.
Ao longo do tempo as ações pedagógicas que buscavam ensinar ler e escrever eram pautadas por “métodos de alfabetização” (VALLE, 2011). Segundo paraná (1990, apud Valle, 2011) os dois métodos eram: método sintético – a alfabetização parte das menores unidades, por exemplo, letra ou sílaba para as maiores, por exemplo, palavra ou frase; método analítico – parte do todo para as partes, por exemplo, de uma frase ou história para o estudo de letras e sons da palavra selecionada.
Durante décadas teóricos procuravam estabelecer métodos eficazes de alfabetização. Segundo Rego (2006) para prevenir o fracasso que o atual sistema não era capaz de suprir, houve escolha de requisitos para garantir uma alfabetização bem sucedida que privilegiava aspectos perceptuais no domínio da linguagem oral, porém difundiu-se a alfabetização funcional sem obter o êxito esperado. Somente nos anos 80, pesquisas da área da psicologia cognitiva e da psicolinguística apontavam para a necessidade de se compreender o funcionamento dos sistemas alfabéticos de escrita como ferramenta em situações reais de comunicação.
Segundo Valle (2011) por muito tempo se pensou que o individuo alfabetizado era aquele que sabia ler e escrever, no entanto atualmente isso deixou de ser suficiente. De acordo com IBGE (2007, apud VALLE 2011),