Pedagogia
Pergunta:
Faça uma análise crítica a respeito do modelo clinico terapêutico de educação para surdo e modelo sócio antropológico respondendo: surdez é uma patologia?
Não se esqueça da fundamentação teórica.
Resposta:
A surdez não é uma doença e sim uma deficiência auditiva, ou seja, redução ou ausência da capacidade para ouvir sons. É uma condição natural e não uma doença que necessita de cura.
A família deve se preocupar com a criança o mais precoce possível, dando-lhe a oportunidade a conhecer os sinais, nos quais a mesma irar aprender a se comunicar com outra criança e a interagir com o mundo lá fora.
Os surdos são diferentes das pessoas ouvintes, necessitando que todas as instruções sejam dadas através de visão e não de audição. A família também deve aceitar a criança como alguém normal, natural, pois a surdez é apenas uma incapacidade de ouvir, não uma doença que ela terá que se tratar, pois a criança tem os mesma inteligência de qualquer outra criança, apenas ela irá aprender a língua através da visão e não da audição.
-------------------------------------------------
Por tanto, a surdez é uma diferença que deve ser respeitada e aceita por todos , seja ele membros da família ,da área da saúde ou educacional.
Atividade 2
Pergunta:
A) Alguns surdos usam o recurso da leitura oro facial como facilitador da comunicação com ouvintes.
De que maneira o professor em sala de aula pode contribuir para essa leitura oro facial uma vez que apenas 30% do que é falado é compreendido na leitura labial?
B) Qual é a importância das LIBRAS na alfabetização do aluno surdo?
Não se esqueça da fundamentação teórica.
Resposta: A
Ao considerar a política de educação inclusiva, no que se refere à criança surda, suas condições linguística, cultural e curricular especial devem ser, contempladas. As crianças surdas, de forma geral, devido à sua dificuldade de acesso à língua utilizada pela maioria, acabam ficando por fora