Atividade fisica para gestantes
GESTANTES
Lua Seixas
Gravidez
A gravidez é a consequência da fecundação do óvulo por um espermatozoide gerando um zigoto. Após sua implantação no útero feminino, retirará dele seus nutrientes para poder se desenvolver e se tornar um novo ser (NETTO, 2004).
No entanto, gravidez não é só biologia. É: também um período de mudanças e rupturas para a mulher. Cada uma é um universo, que reage de forma diferente aos diversos estímulos. Estas diferenças devem ser respeitadas e compreendidas em todas as fases da sua vida, inclusive e principalmente na gestação (MARQUES e DUARTE, 2000). O período para a atividade física para gestantes pode ser dividido em três trimestres sendo eles: 0 a 12 semanas, 13 a 28 semanas e 29 a 40 semanas.
A gestação promove em nosso organismo uma série de modificações, que se adaptam ao novo processo pelo qual o corpo irá começar a passar, dentre elas estão o aumento do volume uterino, que faz que o diafragma seja comprimido, dificultando a respiração. O estômago tem seu eixo alterado para horizontal dificultando a digestão. Aumento no volume das glândulas mamárias, solicitando mais músculos dorsais e peitorais o que leva a gestante a um grande desconforto em se manter numa posição por muito tempo. Fragilidade dos ossos e afrouxamento dos ligamentos, por isso, deve-se trabalhar com cargas reduzidas (VIANNA E NOVAES, 2009).
Na parte metabólica do organismo também ocorrem alterações, passando a ser a base de glicose. O aumento da frequência cardíaca varia em torno de 20% a 30%, aumenta a supressão de resposta ao estresse e a diminuição da resistência periférica. No sistema circulatório, o aumento do volume sanguíneo se da em torno de 30% e do plasmático 40%, aumento do volume do coração e aumento no débito cardíaco (volume de sangue bombeado em um minuto). Em relação ao sistema pulmonar ocorre um aumento na ventilação em torno de 40% a 50%. A placenta fica responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico até a