pedagogia
Tânia Ramos
Professora - Fabiana de Melo Giacomini Garcez
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 00785) – Prática do Módulo I
13/06/13
RESUMO
A educação esta repleta de modificações. Muitas dúvidas no que diz respeito a alfabetização e também com o surgimento de uma nova invenção no que se refere a uma nova palavra , esta chamada de letramento , que por sua vez esta inserida em nosso meio, estabelecendo uma relação entre e as implicações no cotidiano.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Em primeiro momento é de grande interesse destacar que a alfabetização e letramento são de uso comum e conhecidas. Talvez letramento possa ser palavra desconhecida ou mal entendida, ou ainda não plenamente compreendida pela maioria das pessoas, porque é uma palavra que entrou em nossa língua há pouco tempo, porém em nosso estudo estaremos definindo os conceitos de alfabetização e letramento, a evolução destes juntamente com as relações existentes de ambos.
A seguir, iremos observar as diferenças entre alfabetização e letramento, onde eles se unem e onde se separam.
2 ALFABETIZAÇÃO
Normalmente uma pessoa que sabe ler e escrever é considerada alfabetizada, mas ao longo do tempo estes conceitos vêm mudando. Para alguns alfabetizados não é simplesmente ler e escrever, mas sim ter acesso ao mundo da leitura e da escrita. Para outros, a alfabetização é um processo que acompanha o indivíduo em diversos momentos na trajetória de sua vida. De acordo com Soares apud Schotten, (2006, p.36):
[...]tornando-se capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidades de decodificação e codificação do sistema da escrita , mas, e sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita com todas as funções que ela tem em nossa sociedade e também como instrumento na luta pela conquista da cidadania plena.
Contudo, a alfabetização enquanto leitura e escrita deve