Pedagogia
Claudia Helena Gonçalves Jaqueline Lopes Meyer
RESUMO:
A relação entre o homem e o mundo acontece através da linguagem, porque permite ao ser humano planejar suas ações, estruturar seu pensamento, registrar o que conhece e comunicar-se.
A linguagem de sinais é uma língua natural, sendo assim deve ser encaixado e fazer parte da disciplina curricular. Nos princípios de igualdade, de oportunidade e educação para todos, é que acreditamos que à medida que nós profissionais envolvidos nesse trabalho visando oferecer o máximo de oportunidades para que a pessoa surda possa ter cidadania.
E é desse modo que mostraremos a importância e a necessidade da Educação especial para a inclusão de deficientes auditivos e sua integração na sociedade.
PALAVRAS- CHAVE: PROFESSOR. INCLUSÃO. IMPORTÂNCIA.
Introdução
A língua de sinais tem papel importante no desenvolvimento cognitivo, social e estrutural da criança. Permite a aquisição de conhecimentos sobre o mundo que o cerca e permitirá à criança um desenvolvimento e sua identificação com mundo surdo, logo que entra em contato com esse mundo. E mais, a língua de sinais facilitará a língua oral, seja na modalidade escrita ou na modalidade falada. É certo que uma primeira língua adquirida com normalidade, trata-se de uma língua oral ou de uma língua de sinais. O fato de ser capaz de utilizar a língua de sinais será uma garantia de que a criança exercite pelo menos uma língua. Apesar do uso de suportes tecnológicos e os consideráveis esforços feitos por parte das crianças surdas e dos profissionais que os rodeiam, o fato é que muitas crianças surdas têm grandes dificuldades para perceber e produzir uma língua oral na sua modalidade falada. Esperar vários anos para alcançar um nível satisfatório que pode não ser alcançado, e negar durante esse tempo o acesso da criança surda a uma língua que satisfaça as suas necessidades (a língua de sinais) é praticamente aceitar o