Pedagogia
1.2 - As mulheres dos anos 40 valorizavam muito a família, obedeciam aos pais sem questionar, mesmo não concordando porque eram muito severos aos castigos. Não tinham liberdade para namorar, eram sempre acompanhadas por irmãos ou pais. Os valores familiares eram passados de pai para filho, mas era um tempo bom.
1.3 – Desigualdade da mulher no mercado de trabalho; Desvalorização da mulher em ambientes sócias;
1.4 – Sim, pois nos anos 40 a mulher não tinha liberdade de expressão. Vivia apenas pra os afazeres domésticos e cuidar dos filhos.
Era educada com objetivos muito mais de ser dona de casa e cuidar de filhos... A maioria delas nas áreas urbanas, eram alfabetizadas e conseguiam empregos em fábricas ou no comércio até que casavam e eram pressionadas pelos maridos a saírem do trabalho para dedicarem-se às prendas do lar (casa e filhos). Algumas resistiam e nao largavam o emprego (por causa da irresponsabilidade de muitos maridos que torravam o dinheiro com farras e outras mulheres).
Algumas já tinham uma visão mais ampla e conseguiam ir até à graduação... a maior parte dos cursos eram voltados para a área educativa (licenciatura e pedagogia, por exemplo), mas já havia médicas, advogadas, dentistas, etc.
Já nas áreas rurais a situação era pior como até hoje é... eram educadas apenas para serem mães e donas de casa... a maioria ainda não era alfabetizada e o destino era ter muitos filhos (quando não morriam de complicações do parto, por não haver nenhum acompanhamento pré-natal).
1.5 –
Mulher de Hoje Em Dia
Alexandre Pires
Já é coisa do passado o império masculino
A mulher chegou chegando com seu jeito feminino
Deu rasteira no machão, revolução e o bobão foi de cara no chão