pedagogia
ETAPA I
1.1 O ato de ler está presente dentro dos muros das escolas e está diretamente relacionado com a “decifração dos códigos” da escrita. Entretanto, existem outros tipos de leitura além desse. Acredito que o significado de leitura vai além do simples conceito de decifrar sinais gráficos. O ato de ler é uma atividade de apropriação de significados e atribuições de sentidos experimentados pelo leitor.
Aprendemos a ler, lendo e vivendo, a partir do contexto social no qual estamos inseridos. Faz-se importante, portanto, sabermos que o ato de ler sempre está ligado com a interação entre o contexto social - que é contraditório e conflituoso – e o indivíduo, que ao mesmo tempo se constitui também em um determinado contexto.
1.2 Uma breve visão sobre a literatura infantil no contexto global
A Literatura Infantil é um produto cultural da sociedade contemporânea que oferece à criança um meio de educá-la através de fábulas ou narrativas.
Contar histórias é um costume antigo, e foi a partir deste, que originou-se a Literatura Infantil. A Literatura Infantil se deu através da adaptação de contos populares, contados por pessoas comuns em rodas de história. Antes disso, não havia preocupação em incluí-las na família ou na sociedade, porque a infância era totalmente desconsiderada, as crianças participavam, juntamente com os adultos, da vida política e social, testemunhavam as guerras, a vida, as festas.
[...]Antes não se escrevia para elas, porque não existia infância. (ZILBERMAN, 1985, p. 13)
O livro "infantil" mais antigo de que se tem notícia, o "Livro dos Cinco Ensinamentos", datado do século V e VI a.C., escrito em sânscrito, cujo conteúdo era ensinamentos religiosos e políticos, dirigido às crianças através de fábulas e narrativas. Na Idade Média, com objetivos de educar moral, político e religiosamente, eram escritas fábulas em manuscritos, podiam ser histórias romanceadas, contos de cavalaria, canções gesta e o bestiário