pedagogia
FERNANDA SCHMIDT DE SOUZA
LITERATURA INFANTIL: UM CONVITE À FORMAÇÃO DE LEITORES COMPETENTES ATRAVÉS DO FANTÁSTICO MUNDO DAS HISTÓRIAS
BRUSQUE
2011
ALITERATURA INFANTIL COMO DESENCADEADORA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES
Nos dias atuais somos invadidos em nosso cotidiano pela tecnologia, em que se tem acesso a tudo, e é neste contextocultural que estamos envolvidos, é através dele que adultos, adolescentes e crianças irão traçar o seu caminho, tanto ele pode ser brilhante ou não.
E frente a essa realidade se faz necessária uma novareflexão sobre a educação e o ensino, pois somente através do conhecimento se poderá transformar uma sociedade para que num amanhã próximo ou talvez distante se possa construir uma nova civilização.
Hojeestá se vivenciando um momento de retomada do que se pode chamar de maravilhoso, fantástico, mágico, que são os contos de fadas, a poesia, enfim a literatura infantil. Aos poucos se percebe que aliteratura deixa de ser vista como pura fantasia e volta a fazer parte da vida cotidiana das crianças, isto porque, felizmente na maioria das nossas escolas, a literatura infantil passou a fazer parte daprática pedagógica dos professores.
A valorização da literatura infantil como fenômeno significativo e de amplo alcance na formação das mentes é de extrema importância para que a criança possacompreender valores básicos na conduta humana, no convívio social.
Tal predominância pode parecer absurda aos “distraídos” que ainda não descobriram que a verdadeira evolução de um povo se faz ao nívelda mente, ao nível da consciência de mundo que este vai assimilando desde a infância. (COELHO, 2000, p.15).
Coelho nos coloca ainda que
Na verdade, desde as origens, a literatura aparece ligadaa essa função essencial: atuar sobre as mentes, nas quais se decidem as vontades ou as ações; e sobre os espíritos, nos quais se expandem às emoções, paixões, desejos, sentimentos de toda