Inventário
R: Significa levantar, mensurar as quantida-des físicas de cada bem que compõe o patrimônio de uma entidade e atribuir a essas quantidades um preço unitário, apurado conforme o critério de avaliação adotado pela entidade.
Qual o critério de avaliação dos estoques (comerciais e industriais) de acordo com a legislação societária (lei 6404/76 e alterações)?
R: PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai), Preço médio ponderado permanente, Preço médio ponderado mensal.
Quais são os dois tipos ou métodos de controle dos estoques expliquem-os.
R: A Lei 6.404/76, em seu artigo 188, II, dispõe que: "os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, serão avaliados pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior." Tanto o método PEPS quanto o UEPS podem requer ajustes para que atendam ao valor de mercado, já o CM não carece de qualquer ajuste. Deste modo, acreditamos que o CM seja o método mais indicado, e o mais simples também, pois representa a fiel situação da empresa e atende ao disposto em Lei.
Quais são os critérios de atribuição de custos dos estoques? Qual deles não é aceito pela legislação do imposto de renda? Porquê?
R: O custeio direto e custeio variável. O sistema de custeio variável é um método de custeio de acordo com os padrões internacionais, porem não é aceito para demonstrativos externos, pois fere um os princípios contábeis aceito no Brasil e também não é aceito perante a legislação do imposto de renda.
Qual a diferença básica entre inventário permanente e inventário periódico, com relação a um melhor controle e informação gerencial?
R: Inventário Permanente é aquele em que há um controle de forma contínua do estoque, pois as mercadorias são baixadas no ato da sua venda. A conta