pedagogia
Passo 1
A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem como ser social.É através desse canal que os padrões de vida de uma cultura são transmitidos.A linguagem é mecanismo pelo qual ocorre a comunicação, ela é a responsável pela interação entre as pessoas.Somente o homem é um animal político, isto é, social e cívico, por que somente ele é dotado de linguagem.A linguagem permite ao homem exprimir-se e é isso que torna possível a vida social.A linguagem é a representação do pensamento que é interpretada pela integração entre as pessoas.É ele um instrumento humano utilizado pelos povos. No processo pedagógico a comunicação deve ser utilizada como forma de interação.O professor deve enquanto emissor auxiliar seus alunos na formação de seus conhecimentos utilizando-se da comunicação bilateral, que estabelece alternância entre os papéis.Professor como mediador, no processo de interação, as falas são imprevistas, e são a essência do processo de ensino; ver as interações verbais e sociais como espaço de construção de conhecimento.Respeitar o espaço de interação entre alunos e professor deve ser a função da linguagem.
O comportamento humano depende de fatores biológicos e de fatores sócios culturais, mas é determinado pela liberdade de cada individuo.O domínio da linguagem como atividade discursiva e cognitiva e o domínio de língua, como um sistema simbólico utilizado por uma determinada comunidade lingüística é condições de possibilidade para plena participação social do cidadão. A linguagem deve ser vista como um instrumento de interação e de transformação social.
Afinal, as palavras podem libertar e oprimir, alegrar e entristecer, fazer viver e fazer morrer, aliviar e angustiar, rir e chorar, incentivar e esmorecer, amar e odiar e assim tantas coisas mais. Lya Luft, ela, entre outras coisas, afirma que a palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos