pedagogia
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA METROPOLITANO
FUNDAMENTOS BÁSICOS DA SOCIOLOGIA
NOME: ERNANDES ALVES DANTAS
PROFº: FÁBIO ALVES
TURMA: PEDAGOGIA V
Êmile Durkheim
Êmile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
O que marca a contribuição de Durkheim para à sociologia é o conhecimento de que os sistemas de símbolos culturais- ou seja, valores, crenças, dogmas religiosos, ideologias etc. Segundo Durkheim à medida que a sociedade se torna complexas e heterogêneas, a natureza de símbolos culturais, denominada por ele de consciência coletiva, muda.
Durkheim estudou posteriormente a sociedade num nível mais interpessoal, procurando entender à formação da consciência coletiva. Ele se preocupava em descobrir o significado da interação entre as pessoas, e como isso produzia o sentimento de que há uma “força” sobrenatural acima e além delas. Nesse estudo sobre a religião doa aborígines Durkheim concluiu que a adoração aos deuses e ao sobrenatural é, na realidade, a adoração própria da sociedade e dos vínculos gerados pela interação entre as pessoas. Assim essa “força” que mantém a sociedade unida é as interações concretas entre as pessoas.
Augusto Comte
Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo francês. Criou a corrente de pensamento chamada "Positivismo". Em 1830, iniciou o livro "Curso de Filosofia Positiva", concluído em 1842. Em 1848, criou uma Sociedade Positivista, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de teóricos por todo o mundo.
Comte quis chamar essa disciplina