Ergonomia
Cidade: Escada
Nome do curso: Segurança do Trabalho
Nome do(a) cursista: Gilson Rodrigues da silva Filho
A ERGONOMIA E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR E NA PRODUTIVIDADE DA EMPRESA
Conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.
São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. Saiba que tudo isso, ou seja, sua relação com o ambiente de trabalho é objeto de estudo da Ergonomia.
http://fisiovirtual.files.wordpress.com
Se algo nessa relação não vai bem, além de trazer sofrimento aos trabalhadores, saiba que a sua empresa pode ser muito prejudicada. Vou enumerar algumas perdas: produtividade dos funcionários, absenteísmo, horas extras desnecessárias, gastos com saúde, processos trabalhistas e, até mesmo, a relação com seus investidores pode ser abalada. Ao contrário, investir em ergonomia reverte toda esta situação, em curto prazo transforma os gastos em ganhos e, principalmente, faz com que sua equipe de colaboradores trabalhe muito mais satisfeita.
Em síntese, a Ergonomia visa melhorar a adaptação das situações de trabalho aos trabalhadores