pedagogia
Na educação Brasileira apesar de ser bastante significativa, ainda e algo pouco difundida e estudada.
A criação da escola confessional ajudou o crescimento e desenvolvimento educacional no Brasil já trouxeram para os países um novo folego a pedagogia que os outros países já estavam mais desenvolvidos.
Procuramos perceber um pouco da contribuição a educação Brasileira após a chegada do protestantismo no Brasil e da implantação de seus conceitos.
Nesse sentido, Percebemos que a educação protestantes só podem ser pensadas, após suas origens dentro de um processo de afirmação das bases de um projeto americano.
A intenção clara era de assegurar o domínio religioso.
A partir dai a educação Brasileira mostra a influencia de uma educação nova e um projeto maior para a sociedade.
A igreja católica estabeleceu um conjunto de medidas defensivas e ofensivas.
A fim de impedir a contaminação pelo protestantismo dos países não atingidos.
Criou um Índice de livros proibidos dentre os quais da obra de Lutero.
Criou a catequese e os seminários com vistas a discutir e persuadir os fieis “ainda que não existisse alma nem inferno nem céu seria preciso ter escolas para satisfazer nossas necessidades como habitantes desse mundo”
Na época em que as escolas chegaram aos países haviam por aqui núcleos educacionais um exemplo disso era o colégio Pedro II na instituição que se originou se do seminário dos órfãos de São Pedro criado por Frei Guadalupe em 1739 e que se transformou em uma escola secundaria em 1837.
Esse ato era uma tentativa brasileira de incentivo a educação brasileira, entretanto as escolas que havia no século XIX no inicio de XX eram precárias e não alcançavam as pessoas mais pobres que constituíam a maioria na sociedade, esse dado e comprovado quando se tem 1900 um índice de 65% de brasileiros analfabetos em um aspecto geral das escolas