pedagogia
Apesar da evolução da educação física em seu currículo, o que acarretou em uma melhora no nível de conhecimentos dos profissionais da área, estava faltando algo para a profissão. A sua regulamentação.
Regulamentar uma profissão é algo bom apenas para o profissional da área que vai ter maiores direitos judiciais, mas é muito bom para a sociedade.
A Educação Física, junto com sua luta para se descobrir, encontrar seu espaço na sociedade, vinha brigando para que a profissão fosse regulamentada. E depois de muita luta essa regulamentação veio.
No dia 1 de setembro de 1998 foi promulgada a lei 9696/98. Essa lei regulamenta a profissão de Educação Física. Nesse momento foi delegada aos Profissionais a responsabilidade pela área da Educação Física e do Desporto.
Nesse momento foi criado o Conselho Federal e os Conselhos Regionais. CONFEF – CREF.
Estes conselhos são instituições de defesa da sociedade na mediada em que tem o caráter de disciplinar, de promover o controle ético.
É característica fundamental dos Conselhos, garantirem o cumprimento das Leis do exercício profissional, dotando a sociedade de mecanismo garantido de que o mesmo será desempenhado por uma pessoa habilitada, mecanismo de defesa contra a prática profissional abusiva e/ou irresponsável, bem como a proteção dos profissionais registrados.
É válido dizer que quando os Conselhos estão defendendo os profissionais, estão cumprindo sua responsabilidade social, ao garantir o cumprimento das leis e fazer o controle ético, estão eles dotando a sociedade de mecanismo de defesa.
CONFEF ®Conselho Federal de Educação Física, criado pela Lei 9.696/98 e seus membros foram eleitos no dia 8/11/98, de forma democrática. A votação foi realizada no Rio de Janeiro, com a presença do colégio eleitoral, constituído por mais de 300 profissionais de Educação Física de todas as regiões do país.
“Educação Física é um ato de educar muito mais complexo do que imaginam os leigos”.
Pois