pedagogia
Resenha Crítica
CAMPOS OLIVEIRA DE GISLENE; Psicomotricidade – Educação e Reeducação num enfoque psicopedagógico; Editora Vozes - 2009 14° Edição – Petrópolis; Capítulo II
Credencial do autor
Gislene de Campos Oliveira é psicologa e professora uniersitária, doutora em psicoligia educacional pela Unicamp-Uniersidade Estadual de Campinas. E do Gepesp-Grupos de Estudos e pesquisas em psicopedagógia da Unicamp. Tem pesquisado, pulicado artigos em livros e revistas especializadas e participa de congressos nacionais e internacionais em psicologia, psicopedagógia e particularmente em psicomotricidade.
É autora do livro Psicomotricidade-Educação e reeducação no enfoque psicopedagógico, autora de capítulos e umas da organizadoras dos livros Leituras de Psicologia para formação de professores e atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar, editado pela Vozes.
Trabalha em clínica psicológica e psicopedagogica e é coordenadora e professora do curso de Especialização em Psicopedagógia construtivista pela escola da Extenção da Unicamp.
Perspectiva teórica da obra
O livro psicomotricidade num enfoque psicopedagógico divulga os resultados de pesquisas e estudos pedagógicos ao longo dos anos com o intuito de contribuir para o avanço na compreenção e analise das principais dificuldades de apredizagem encontradas em sala de aula.
O capítulo II trata dos fundamentos teóricos da psicomotricidade, focalizando o movimento com meio que o individuo utiliza para adquirir um maior desenvolvimento cognitivo.
Resumo da obra
Coordenação global, fina e óculo-manual. São movimentos que vão do mais simples aos mais complexos, controlados pelo sistema nervoso. A coordenação global é a atividade dos grandes músculos, a cada movimentação a pessoa vai buscando um equilíbriocada vez melhor e mais