pedagogia
Naviraí 2014
TENDÊNCIA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS
NAVIRAI 2014
INTRODUÇÃO A tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos defende que o papel da escola é o de formação cultural de difusão do conhecimento científico em saber escolar, compreendendo que o ensino cria modos e condições para o desenvolvimento da capacidade do aluno para colocar-se diante da realidade social em que vive a fim de refletir e atuar sobre a mesma, visando à transformá-la.
Nesta perspectiva, esta pedagogia advoga que frente às necessidades educativas, a escola consolida-se como lugar de mediação cultural, visando à assimilação e reconstrução da cultura. A pedagogia viabiliza a prática educativa escolar, constituindo uma prática e forma de trabalho cultural, intencional, de produção e internalização de significado. A função da escola é promover e ampliar o desenvolvimento mental e a personalidade em ações pedagógicas destinadas ao domínio dos conteúdos e ao desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos educandos.
O papel do professor é de extrema importância, assim como o educando também tem seu papel fundamental. As condições e meios consistem em ações do professor em orientar para o desenvolvimento de ações dos alunos, assegurando a formação de capacidades intelectuais do processo de aprender e o professor põe-se entre o aluno e o conhecimento para possibilitar-lhe as condições e os meios de aprendizagem, através de experiência vivida e concreta.
Tendência progressista “crítico-social dos conteúdos” A pedagogia