DISTURBIOS DO SONO
Os especialistas identificam os mais variados distúrbios no sono através de um exame detalhado chamado polissonografia.
Insônia
A insônia geralmente causa problemas durante o dia, tais como: cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade. É caracterizada pela dificuldade que o individuo tem de adormecer ou continuar adormecido, normalmente associada a quadros de tensão, preocupação excessiva, ansiedade, depressão, dependência química, transtorno bipolar, fobias, obesidade, insuficiência cardíaca, doenças pulmonares, refluxo gastresofágico e síndromes dolorosas. A insônia é mais comum em mulheres, idosos, divorciados, viúvos e em indivíduos internados em hospital ou em prisões. Alguns hábitos inadequados como dormir muito durante o dia, comer exageradamente à noite, consumir café, álcool ou substancias psicoativas também causam insônia.
O tratamento para a insônia é feito via utilização de medicamentos e acompanhamento psicológico.
Pesadelos Pesadelos são sonhos que ocorrem durante o sono REM e proporcionam sensações desconfortáveis de medo, terror, angustia e ansiedade para o individuo. São mais comuns entre as crianças e tendem a diminuir sua freqüência com a idade.
Os pesadelos são ocorrências comuns e raramente precisam de tratamento.
Alimentar-se antes de dormir aumenta o metabolismo do corpo e a atividade cerebral, o que pode resultar em pesadelos. Outros fatores como doença com febre, ansiedade, estresse, efeito do álcool e de medicamentos também podem provocar pesadelos.
Sonambulismo Os episódios de sonambulismo ocorrem quando a consciência e a memória dormem e a parte motora é despertada repentinamente, pelo ronco, por um distúrbio epiléptico ou por um barulho. O