pedagogia
Quando nos vem à cabeça algumas dúvidas sobre determinado assunto, logo levantamos questionamentos e buscamos encontrar possíveis respostas. Quando algumas respostas são encontradas, temos a possibilidade de melhorar, de nos aprofundar em assuntos relacionados a elas, podemos formular novas ideias sobre determinados assuntos, dando assim continuidade às pesquisas e a busca por soluções para situações encontradas no cotidiano, bem como aprimorar assuntos já estudados.
Em geral, a pesquisa e prática profissional têm como objetivo investigar o desenvolvimento, experimentação e avaliação do papel do docente na sociedade. A pesquisa é o caminho natural na busca de resposta e soluções, imcorporando a prática na formação do docente, ela ao mesmo tempo possibilita compreender a dimensão dessa profissão,auxilia e promove o desenvolvimento de habilidades necessárias para investigação na área educacional permitindo, dessa forma,compreensão da sua prática por meio do conhecimento teórico.
Para Paulo Freire a reflexão crítica sobre a pratica se torna uma exigência da relação Teoria/Pratica sem a qual a teoria pode ir virando a prática, ativismo. Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção. Não a ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Enquanto ensino continua buscando, reprocurando ensino porque busco porque indaguei e mim indago pesquiso para constatar, constatando, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhece o que ainda não conheço e comunicar ou anuncia a novidade.
Nesta forma de compreender e de viver o professor formador, objeto agora terá a possibilidade, amanhã de me tornar o falso sujeito da formação do futuro objeto formador, quem se forma se forma e reforma ao formar. E nesse sentido que ensinar não e transferir conhecimento, conteúdo e nem forma e ação pelo qual sujeito criador da forma estila a alma a um corpo indeciso e acomodado. Não a docência sem discência, as duas se explicam e seus, apesar