pedagogia
Pode-se entender por diversidade tudo aquilo que é diferente povo, etnia ou grupo étnico, são homens unidos por um fator comum, como exemplos posso citar: nacionalidade, etnia, religião e linguagem, que fazem parte da nossa história e cultura.
Pretendo abordar nossa diversidade histórica, cultural e linguística, que com o passar dos anos foram evoluindo para o temos hoje, um povo bem diferente um do outro e com passado rico de tradições e história.
Que temos que preservar passando todo nosso conhecimento para nossas crianças, que vão dar continuidade ao nosso folclore e tradições, e sempre acrescentando novos costumes e tradições, ao que foi ensinado para eles.
DESENVOLVIMENTO
Brasil: Diversidade Histórica, Linguística e Cultural.
Diversidade histórica:
O Brasil é um dos poucos países que passaram por uma miscigenação intensa, Portugal trouxe para o Brasil integração genética e cultural dos europeus, uma parte substancial dos colonizadores portugueses se misturou com os índios e os africanos, que deu origem ao nosso País atual.
Com tudo isso também teve o processo de imigração, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de europeus, em sua maioria portugueses, espanhóis e alemães. O resultado desse processo é a população brasileira.
Os índios brasileiros não apresentavam diferenças genéticas entre si, nossos índios seriam descendentes do primeiro grupo de caçadores asiáticos, que chegaram a América a cerca de 60 mil anos.
Os africanos que foram trazidos para o Brasil já escravizados, pertenciam a uma diversidade de etnias e nações, a maior parte eram bantos originários da Angola, Congo e Moçambique, mais na Bahia predominavam os escravos trazidos da Nigéria, Daomé e Costa da Mina. No século XVIII alguns escravos Islâmicos eram alfabetizados em Árabe, trazendo assim para o Brasil uma rica e variada cultura, com isso com o passar dos anos nosso povo foi ficando cada vez mais branco.