pedagogia
Ao compararmos algumas definições de Grandeza podemos perceber que algumas fontes pesquisadas convergem e divergem em seus pontos de vista.
Para Imenes e Lellis grandeza é algo que pode ser medido. Comprimento, temperatura e área são exemplos de grandezas que para esses autores podem ser medidos. Consultando o site do INMETRO, que oferece uma definição física, define grandeza como um atributo de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado, podendo referir-se a uma grandeza em um sentido geral (massa, temperatura, tempo...) ou a uma grandeza específica (comprimento de uma barra, resistência elétrica...). Estas duas fontes convergem em suas definições quando mencionam que a temperatura é um tipo de grandeza.
Cool & Teberosky (2000), dizem que uma característica ou qualidade dos objetos é uma grandeza se duas condições forem satisfeitas. Seriam elas: se podemos comparar dois objetos com base nessa característica e se as características dos dois objetos podem ser adicionadas ou subtraídas. Cool & Teberosky divergem de Imenes e Lellis e da definição proposta pelo INMETRO no que se refere a considerar a temperatura como uma grandeza. Para Cool & Teberosky a temperatura não seria uma grandeza, pois não obedeceria nenhuma das condições descritas anteriormente em sua definição. Para eles a temperatura pode ser comparada, mas não pode ser adicionada ou subtraída.
O trabalho com este eixo “Grandezas e Medidas” é de fundamental importância nas séries iniciais, pois envolve um conteúdo de relevância social. O aluno entra em contato com situações, em seu cotidiano, onde fará o uso de algumas grandezas. Chama a sua atenção, quando ainda pequeno, algumas grandezas como, por exemplo, a de comprimento. Ao se deparar com pacotes de presente, onde um seja uma caixa pequena e o outro uma caixa grande, a sua