WAE - UML
Emerson de Oliveira1, Adilson Vahldick2
1
Wallis Software Ltda – Blumenau, SC – Brasil
2
Departamento de Sistemas e Computação
Universidade Regional de Blumenal (FURB) – Blumenau, SC – Brasil oliveira@wallis.com.br, adilsonv77@gmail.com
Abstract. This work describes an WAE (Web Application Extension) utilization case study at GWT (Google Web Toolkit) application. WAE is an UML extension for web applications, and this work verifies its possibilities to provide a mechanism (stereotypes, tag values and constraints) at projects that use AJAX components through GWT.
Keywords: web development. UML. WAE. GWT.
Resumo. Este artigo descreve um estudo de caso de utilização da WAE (Web
Application Extension) em aplicações GWT (Google Web Toolkit). A WAE é uma extensão da UML para aplicações web, e esse trabalho verifica a possibilidade dela prover mecanismos (estereótipos, valores com tags e restrições) em projetos que fazem uso de componentes AJAX, através da GWT.
Palavras-chaves: desenvolvimento web. UML. WAE. GWT.
1. Introdução
Com o rápido aparecimento de novas tecnologias para aplicações web, com sofisticados mecanismos de interatividade, o seu desenvolvimento torna-se cada vez mais complexo.
Os conceitos da Web 2.0, como a disponibilização de recursos a qualquer hora em qualquer lugar e o uso da Internet como plataforma, vieram reforçar ainda mais a necessidade da utilização dessas tecnologias. As interações entre a aplicação web e o usuário aproximam-se de aplicações desktop.
As páginas de uma aplicação web que se atualizam dinamicamente mostram-se mais produtivas do que aquelas que só irão se atualizar após sua recarga completa, pois possibilitam o aumento da velocidade da aplicação através da economia da banda e dos recursos da rede, uma vez que não há a necessidade da atualização de todo leiaute, apenas os dados serão atualizados. Porém, o uso de tecnologias que