Pedagogia
Carlos Henrique Rangel Natali
A educação a distância, processo de ensino-aprendizagem no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente, mas podem estar conectados e interligados por tecnologias de comunicação.
Esta atuação é enriquecida com outras possibilidades de interação, de forma que o professor pode receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da Internet, até mesmo fora do horário específico da aula. Desta forma, professores e alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio.
O professor na educação a distância provoca o aluno a descobrir novos significados para si mesmo ao incentivá-lo com problemáticas que fazem sentido naquele contexto, despertando o prazer da escrita, da leitura e da comunicação.
O professor deixou de ser uma entidade individual para se tornar uma entidade coletiva. Nesse sentido, o professor da EaD, pode ser considerado uma equipe que inclui um técnico, um artista gráfico, um tutor e um monitor, sendo considerado mais do que um professor, e sim uma instituição que ensina a distância. O trabalho cooperativo será a base deste novo educador e da consolidação de trabalhos e experiências em EaD, só sendo possível se toda equipe envolvida no processo estiver aberta ao diálogo e disposta a construir caminhos, reconhecendo as falhas e desvios.
No contexto dos cursos o professor especialista tem como funções:
•
Preparar e desenvolver os conteúdos da disciplina de forma articulada, elaborar e redigir o material escrito disponibilizado aos alunos, planejar e ministrar a teleaula e elaborar e acompanhar as aulas-atividades.
•
Compete ainda ao professor especialista a orientação dos tutores eletrônicos, como também o acompanhamento das atividades a serem realizadas pelos alunos, sob apoio do tutor de sala no momento da aula atividade.
O