Pedagogia
Pedagogia
Leitura e produção de texto
Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO.
Juazeiro do Norte 14 de Junho de 2012
INTRODUÇAO
O habito da leitura é essencial na formação do conhecimento adquirido ao longo da nossa vida. A escola tem um papel fundamental na formação do ser humano, por isso, é essencial que ela atue incentivando a pratica da leitura desde criança, a fim de formar leitores competentes, capazes de identificar o que está lendo, compreender a mensagem que o autor realmente quis passar e tendo consciência da importância de aperfeiçoar cada vez mais suas concepções de leitura, pois sabemos que a leitura é responsável por grande parte da bagagem que trazemos em nossas experiências vividas.
CONCEPÇOES DE LEITURA
As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido. Elas podem ser definidas como concepção “ foco no autor” onde o leitor exerce um papel passivo cabendo a ele apenas “captar” a representação mental do autor, concepção “foco no texto” o leitor precisa apenas identificar, reconhecer e decodificar os sentidos expressos no texto, nesta concepção não se leva em conta o reconhecimento das intenções do autor, cabe-lhe apenas o reconhecimento do conhecimento das palavras e sentidos do texto, e por ultimo “foco na interação autor-texto-leitor” nesta concepção diferente das outras há uma concepção interacional da língua. Nesse foco, para que a mensagem seja transmitida ao leitor, devem-se considerar as experiências e os conhecimentos do leitor e os conhecimentos adquiridos socialmente.
As estratégias de leitura nos permitem dirigir e autorregular o nosso próprio processo de leitura o que automaticamente faz com que possamos criticar , avaliar e ate concordar ou não com as informações que nos são apresentadas.
GENEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VELA/ABRIL
Os Gêneros textuais são as estruturas com que