Marco do jauru: m monumento cacerense
2707 palavras
11 páginas
MARCO DO JAURU: UM MONUMENTO CACERENSEFernanda Santana[1]
Ione Soares[2]
Resumo: O Marco do Jauru é um monumento histórico permeado pelo Tratado de Madri, o qual substituiria o de Tordesilhas entre Brasil e Espanha. O “Marco do Jauru” tem os seus significados diante de acontecimentos históricos que marcaram um contexto sócio-histórico e cultural. Hoje Cáceres é a guardiã deste monumento. Para tanto, objetiva-se instigar os fatos históricos que levaram a construção desse marco localizado em frente a igreja catedral na cidade conhecida como Princesinha do Paraguai por se formar à beira do rio Paraguai; conhecer o que foi o Tratado de Madri; identificar quais foram os motivos para a implantação da peça arquitetônica "Marco do Jauru" na foz do rio Jauru e conhecer os motivos que levaram a deslocar o mesmo para a praça da catedral. A metodologia de pesquisa é a qualitativa de cunho bibliográfico, com levantamento de informações em revistas e livros. Os autores consultados para a fundamentação teórica são Chaves (2011); Leite (1978), Mendes (1983) Texeira (2000) e Arno & Wehling, (1999). A finalidade deste artigo é contribuir para que os leitores reconheçam a importância da história para a construção de culturas humanas.
PALAVRAS-CHAVE: Tratado. Madri. História.
1. Introdução
Marco do Jauru! Velha pirâmide, minúscula e solitária, que ao longo de tantos anos no silêncio sagrado e imenso daquelas regiões ainda bravias assinalaste numa orla selvagem da terra matogrossense a fronteira das duas gloriosas nações que pareciam então partilhar entre si o domínio do mundo! (LUIZ-PHILIPPE PEREIRA LEITE, 1978, p. 22).
A pesquisa sobre o Marco do Jauru refere-se a um monumento histórico permeado pelo Tratado de Madri, o qual substituiria o de Tordesilhas entre Brasil e Espanha. O “Marco do Jauru”