Pedagogia
Teologia e Formação de Professores
Apresentação em: 30/10/2012
Acadêmica: Izabel Christina Mendes
DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa.
São Paulo: Martins Fontes, 2000.
O Naturismo:
O que naturismo?
Teoria daqueles que acreditam que a natureza pode curar todas as doenças. Sistema que preconiza um modo de vida segundo com as leis da natureza.
Conceito de naturismo:
Dirigir-se as coisas da natureza, ou seja ás grandes formas cósmicas, como os ventos, os rios, os astros, o céu, etc.; aos objetos de todo tipo que povoam a superfície da terra, plantas, animais, pedras, etc.
Fundamento Teórico:
Desde que, a partir dos irmãos Grimm, se percebeu o interesse que havia em comparar umas as outras as diferentes mitologias dos povos indo europeus, chamavam a atenção as notáveis similitudes que elas apresentavam. Foram identificados personagens míticos que, sob nomes diferentes, simbolizavam as mesmas ideias e cumpriam as mesmas funções: inclusive compararam-se nomes e julgou-se poder estabelecer que as vezes tinham alguns parentesco. Tais semelhança só pareciam poder explicar-se por uma comunidade de origem. Portanto, era-se levado a supor que essas concepções, por mais variadas na aparência, provinham, em realidade, de um fundo comum do qual não eram mais que formas diversificadas e que não era impossível identificar. Pelo método comparativo, devia-se poder remontar, para além dessas grandes religiões, a um sistema de ideias bem mais antigo, a uma religião realmente primitiva da qual as outras teriam derivado.
Porem, o que mais contribuiu para despertar essa ambição foi a descoberta dos Vedas. Com os Vedas, de fato, tinha-se um texto escrito cuja a antiguidade certamente pode ter sido exagerada no momento de sua descoberta, mas que não deixa de ser um dos mais antigos existentes numa língua indo europeia.
A concepção assim originada correspondia tão bem ao estado das ciências e à geral das