pedagogia
1. Qual a importância da interação social na aprendizagem para Vygotsky? Vocês concordam com ele?
Sim, eu concordo com ele, é através da interação com os outros, que a criança incorpora os instrumentos culturais. Para Vygotsky, a importância das interações sociais, traz a idéia da mediação e da internalização como aspectos fundamentais para a aprendizagem, defendendo que a construção de conhecimento ocorre a partir de um intenso processo de interação entre as pessoas. É a partir de sua inserção na cultura que a criança, através da interação social com as pessoas que a rodeiam, vai se desenvolvendo. Apropriando se das práticas culturalmente estabelecidas, ele vai evoluindo das formas elementares de pensamentos para as formas mais abstratas, que ajudarão a conhecer e controlar a realidade. Nesse sentido Vygotsky destaca a importância do outro não só no processo de construção do conhecimento, mas também de construção da constituição do próprio sujeito e de suas formas de agir.
2. Comente a frase: “Toda aprendizagem está impregnada de afetividade” (Pense nas idéias de Wallon sobre a afetividade e a interação).
A importância da afetividade para o desenvolvimento da criança é bem definida. Ela tem papel imprescindível no processo de desenvolvimento da personalidade e este por sua vez, se constitui sob a alternância dos domínios funcionais. Como se pode observar, Wallon defende que, no decorrer de todo o desenvolvimento do indivíduo, a afetividade em um papel fundamental. Tem a função de comunicação nos primeiros meses de vida, manifestando-se, basicamente, através de impulsos emocionais, estabelecendo os primeiros contatos da criança com o mundo. Através desta interação com o meio humano, a criança passa de um estado de total sincretismo para um progressivo de diferenciação, onde a afetividade está presente, permeando a relação entre a criança e o outro, construindo elemento essencial na