o que é sociologia?
Carlos Benedito Martins é sociólogo graduado, mestre em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, doutor em sociologia pela Universidade de Paris. Exerceu durante vários anos a atividade docente na PUC e na UNB.
Através de uma linguagem clara e simples o autor relata o contexto histórico da constituição da sociologia naquela época mostrando as novas situações ocorridas na sociedade provocada pelo capitalismo e suas diversas interpretações.
A sociologia pode ser entendida a partir da manifestação do pensamento moderno, ela surgiu no período da transição da sociedade feudal para a instalação da civilização capitalista. No século XVIII os fatos ocorridos na revolução industrial e francesa possibilitaram o surgimento dessa ciência.
Na revolução industrial foi introduzida as maquinas a vapor e a mecanização do meio de produção. Ela representou o êxito da indústria capitalista, favorecendo o empresário que converteu grandes massas humanas em trabalhadores despossuídos. Muitos problemas contribuíram para desorganizar a sociedade daquela época, pois as cidades ficaram pequenas para a grande quantidade de pessoas, além de modificar o modo de viver da sociedade e o crescente número de doenças, prostituição, criminalidade, violência, alcoolismo e dentre outros. O surgimento do proletariado e sua atuação na área de trabalho foi um dos acontecimentos mais importante desse período.
Com os abalos provocados por essa revolução a sociedade se tornou um problema em objeto a ser investigado, pois houve profundas transformações que colocaram a sociedade em um plano de análise.
Enquanto na revolução francesa de 1789, a França ainda permanecia em uma sociedade feudal. O autor afirma que “o objetivo da revolução de 1789 não era apenas mudar a estrutura do Estado, mas abolir radicalmente a antiga forma de sociedade, com suas instituições tradicionais, seus costumes e hábitos arraigados, e ao mesmo