Pedagogia
A educação entre os povos primitivos
A educação existe mesmo onde não há escolas. Nas sociedades chamadas primitivas e de povos considerados “bárbaros”, por exemplo, não existem escolas nem métodos de educação conscientemente reconhecidos como tais. No entanto, existe educação, cujo objetivo é promover “o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição da experiência de gerações passadas”.
A educação através da imitação
Uma das formas pelas quais a criança adquire os conhecimentos necessários entre os povos primitivos é a imitação. Nos primeiros anos de vida a imitação é inconsciente. As crianças brincam com pequenas reproduções dos instrumentos utilizados pelos adultos. Com uma tora na água, por exemplo, aprendem a equilibrar-se e a remar. Assim, mais tarde, saberão manejar uma canoa. As meninas, por sua vez, brincam de preparar comida.
Os primeiros professores
Embora todos os homens participassem das cerimônias de iniciação, havia determinadas pessoas às quais cabia a direção das mesmas. Essas pessoas eram denominadas, segundo os diferentes casos, feiticeiros, curandeiros, xamãs, esconjuradores ou homens que consultam os espíritos familiares. Constituem os professores mais primitivos.
História da Educação - Período Primitivo
Resumo: * Não existia educação na forma de escolas; * Objetivo era ajustar a criança ao seu ambiente físico e social, através da aquisição das experiências; * Chefes de família eram os primeiros professores e em seguida os sacerdotes. |
História da Educação - Período Oriental
Resumo: * O surgimento da escrita; * Transição da sociedade primitiva para a civilização; * Surgimento da cidade e do estado; * Mantinha a cultura dominante através da educaçã |
História da Educação - Período Grego
Resumo: