pedagogia
Aqui estamos para um passeio pela Educação Infantil, quando alçaremos voo rápido, mais objetivo, pelo que “Planejar e Ensina/ Aprendendo na Educação Infantil”.
Formas de trabalho na educação infantil, especialidade voltada para a criança do que com a “preparação” para a Educação Fundamental.
Educar é dar chance a criança de aprender a ser, isso significa que a criança é um sujeito ativo que usa esquemas mentais apropriados a cada etapa evolutiva. Viver e conviver no mundo social construtivamente, descobrindo sua identidade de maneira positiva, interagindo, valorizando suas possibilidades de ação, aceitando e entendendo as diferenças sociais, étnicas ou raciais.
Os conceitos são construídos através da observação, ação e relação com o objeto do mundo físico.
A linguística mostra a linguagem.
A comunicação e a expressão infantil, através da musica, historias, desenhos, livros.
A psicomotricidade através dos movimentos. (motricidade sempre objetiva, funcional e não mecânica).
Sob a antropologia, consideramos levar em conta as classes sociais de onde vêm as crianças, e seus momentos de desenvolvimento psicológico, costumes, hábitos e valores de suas famílias. Isso significa saber reconhecer as diferentes culturas e classes sociais da comunidade escolar como um todo.
Sobre a historia, as ideias dos educadores e a evolução do Jardim de Infância, essa sera a base de como o planejamento curricular segue os princípios básicos. Concordamos com a denominação de tendências pela comparação da criança com plantinhas ( daí Jardim de Infância) cuidadas pela Jardineira professora para que crescessem saudáveis. A expressão “currículo por atividade” caracteriza a proposta de Froebel ( 1782-1852 ) divisão feita dentro das seguintes referencias:
“prendas” brinquedos, jogos de construção.
“ocupações” recorte, colagem, dobradura.
“atividades materiais” música, dança, embalos.
Críticas possíveis quando as ideias de atividades encaminha