pedagogia
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CRISTALINA-GO
SETEMBRO - 2013
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Relatório apresentado como desafio de aprendizagem da disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação, no curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, turma única, sob a orientação da Prof. Ma. Mariciane Moraes Nunes.
CRISTALINA-GO
SETEMBRO - 2013
INTRODUÇÃO
Este desafio de aprendizagem traz em seu conteúdo os aspectos filosóficos que estão diretamente ligados ao processo educativo, mesmo a Filosofia não sendo considerada ainda uma disciplina que possa contribuir com a formação acadêmica do aluno. Além da analogia entre o ensino da Filosofia e a estátua O Pensador de Rodin. Muitos são os prós e contras acerca dessa realidade e que é apresentada na etapa 1 deste trabalho.
Na etapa 2 apresenta-se o texto de Moacir Gadotti que fala sobre as desigualdades sociais no século XXI e que alcançam a educação com essa realidade.
Na etapa 3 fala-se sobre a indústria cultural um termo que foi desenvolvido nos anos 1947 e que tem influenciado as sociedades em alguns pontos de forma negativa, impondo comportamentos entre outros aspectos e que não podem ser alcançados pela escola não tornando a mesma espaço de repetição nem de assimilação de pontos negativos da sociedade.
Por fim, na etapa 4 as ideias de Bordieu dentro da sociologia da educação e que aborda sobre a questão da escola de qualidade somente para as classes sociais mais altas, ficando para os menos favorecidos uma educação de baixa qualidade.
ETAPA 1 – ASPECTOS QUE ABRANGEM A FILOSOFIA COMO CIÊNCIA
Auguste Rodin. Le Penseur. (O Pensador)
URL:< http://commons.wikimedia.org/wiki/File:RodinGates1252.jpg> Acesso em: 05 jul.2013.
A educação no Brasil e em outros países do