pedagogia
Atividade aplicada: prática
Pag. 89 e 90
Educação especial
É o ramo da pedagogia que estuda e reúne os métodos e processos adequados aos indivíduos que não podem se beneficiar apenas do ensino, pois, necessitam de orientação e de recursos especiais para atingirem o rendimento máximo de suas potencialidades. A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a educandos portador de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência visual, auditiva, mental, quer de características como altas habilidades, superlotação. No contexto da modalidade Educação escolar, é um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especializados que visam garantir e promover as potencialidades dos alunos que apresentam Necessidades Educacionais Especiais.
Educação inclusiva
É uma força renovadora na escola, ela amplia a participação dos estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma ampla reestruturação da cultura e das políticas vigentes na escola. É a reconstrução do ensino que, embasada neste novo paradigma educacional, respeita a diversidade de forma humanística, democrática e percebe o sujeito a partir de sua singularidade, tendo como objetivo principal, contribuir de forma que promova a aprendizagem e o desenvolvimento pessoas para que cada um se construa com um ser capaz de assumir seu papel na sociedade. Entende-se que é um movimento que objetiva respeitar e atender todas as pessoas em um direito considerado fundamental, que é direito à educação, como base para uma sociedade mais justa e igualitária independente de suas dificuldades. É visível que a sociedade atual apresenta uma grande diversidade.
A inclusão escolar é vista como um processo dinâmico e gradual, que pode tomar formas diversas a depender das necessidades dos alunos, já que se pressupõe que essa integração/inclusão possibilite, por exemplo, a construção